Quer saber o motivo? Porque não vai dar certo. Pessoas competentes são descobertas, e não transformadas. Elas podem tomar a iniciativa de mudar, mas você não conseguira mudá-las. Se você deseja se cercar de gente competente é preciso descobrir primeiro. Se quiser gente motivada, precisa encontra-las e não motiva-las.
A motivação é um mistério. Porque algumas pessoas estão sempre motivadas e outras não? Porque um vendedor detecta seu primeiro cliente em potencial as sete da manha enquanto os outros só começam a vender a partir das onze? Qual a razão de um começar as sete e outro as onze? Não sei. Chamamos isso "os mistérios da mente".
Ministro palestras para mil pessoas ao mesmo tempo. Uma sai dali e diz: "Vou mudar minha vida". A outra sai bocejando e dizendo: " Já ouvi toda essa bobagem antes".Porque isso acontece?
Credite isso aos mistérios da mente, e não perca seu tempo tentando transformar patos em águias. Contrate pessoas que já possuem a motivação e o impulso para se tornarem águias. Depois, permita que elas batam asas e voem.
Quer saber se você é águia ou pato? A primeira regra de administração é esta:
Águias possuem as seguintes características:
Capacidade de adaptação - ajustam-se rapidamente as mudanças.
Discernimento - Compreendem quais são as questões mais importantes.
Perspectiva - Enxergam alem do ponto que estão.
Comunicação - Interagem com as pessoas de todos os níveis da organização.
Segurança - Confiam no que são, e não no cargo que ocupam
Disposição para servir - fazem o que for necessário
Iniciativa - Encontram maneiras criativas de fazer as coisas acontecerem
Maturidade - colocam a equipe em primeiro lugar
Persistência - Mantém consistência em termos de caráter e competência a longo prazo
Confiabilidade - São dignos de confiança naquilo que é mais importante.
Do livro - O livro de ouro da liderança - John C. Maxwell
Não é a toa que grandes empresas, conglomerados, instituições se perdem no tempo, justamente por não observar o seu potencial intelectual, não salvaguardar os seus patrimônio intelectual, não valorizar o que tem de melhor nos seus quadros de recursos humanos, e erram quando não motivam o não crescimento e desvalorizam a motivação das águias, vetando-as a não voarem alto, cortando-lhes as asas, num contexto de imensa traição, de ter que ficar no literalmente no chão, olhando o sucesso subir nas asa de outros, por que não conseguem ultrapassar o seu minúsculo espaço.
Não importa quão motivada ou inteligente seja essa pessoa, ela nunca se tornará uma águia. É impossível introduzir algo que DEUS deixou de fora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE, POIS ELA DIZ QUEM VOCE REALMENTE É!